1 2 3

31 julho 2014

#Resenha: A Seleção (trilogia) + Contos da Seleção

http://melinasouza.com/

Depois de dois meses de enrolação, hoje consegui um tempinho para fazer a resenha da trilogia A Seleção.
Me acompanha? Vamos lá!


 Para 35 garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os EUA deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de 16 à 20 anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar."



Hoje em dia o que mais se vê entre os livros mais vendidos são distopias futuristas. Sendo A Seleção uma delas, posso dizer que ainda sim ela assume um ar diferente das demais. É mais focada no romance e nos sentimentos da personagem, mas sem se desligar de toda a competição ao redor. 

Claro, não pude deixar de notar que a série lembra um pouco Jogos Vorazes. Eu diria até mesmo que é uma versão menos violenta, mais romântica e bem humorada. Ambas as personagens, Katniss e America, participam contra suas vontades de um Reality Show, mas sendo as duas cheias de personalidade e impulsivas, elas deixam sua marca e fazem a diferença.

A coisa que me chateou não teve nada a ver com o livro, mas sim com um spoiler daqueles que recebi quando ainda estava no segundo livro. Como a Kiera escreve de um jeito no qual o leitor vai mudando a torcida sutilmente, foi meio que o um abalo quando soube o que ia acontecer no livro final. Eu ainda não estava com minha opinião formada a respeito de com quem a America deveria ficar, então agi como quem levou uma bordoada na cabeça.
Mas enfim, o modo de escrita da Kiera me ajudou a superar esse susto e fui aceitando (e até preferindo) o desfecho que ela escolheu.

Tirei meia estrelinha de A Escolha simplesmente porque achei que o final foi muito precipitado, muito de repente. As coisas aconteceram rápido demais, como que aos tropeços. Mas ainda sim as últimas páginas me conquistaram de um modo arrebatador, deixado as palavras da Meri grafadas na minha mente.

www.tudoporumlivro.com

Como uma leitura complementar, eu recomendo o livro Contos da Seleção (257 páginas), no qual a autora lançou para preparar os leitores para o  tão esperado desfecho. O livro carrega os contos O Príncipe e O Guarda, que traz a mesma história narrada pela perspectiva dos personagens Maxon e Aspen, respectivamente, nos ajudando a entender seus sentimentos.
A princípio, alguns podem não esperar muita coisa desse livro. Mas aí é que se enganam. A Kiera selecionou a dedo as partes nas quais a gente gostaria de saber pelo lado dos meninos. O livro inclusive nos deixa confusa e dividida a respeito de quem a America deve escolher.
Outra coisa bastante interessante que constituem o livro são as árvores genealógicas na família da America, do Maxon e do Aspen, além da lista de províncias, das castas e suas profissões e das selecionadas da época de America.

Recomendo bastante a série para todos os leitores! Espero que tenham gostado da resenha :)


10 comentários:

  1. Terminei de ler a trilogia a uns dois dias, ainda não li os contos. Eu estou completamente apaixonada pelo Maxon e quero ele pra mim. kkkkkkkkkk' Ele é o rapaz ideal, tem tudo que qualquer garota quer,é o verdadeiro príncipe com que sonhei desde de criança(Cala ai que eu estou viajando na maionese kkkkkk') Ele é perfeito,assim como America é perfeita para ele.

    http://renata-filosofando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu, esse post foi um achado porque eu tava querendo muito ler esse livro mas não sabia se ele era legal ou não.. O que eu to lendo agora é outro estilo mas os meus preferidos são os com histórias mesmo, agora posso comprar esse que sei que vou gostar. Tem pra vender nos catálogos da Avon, haha

    Beijos

    http://blogbrunascloset.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar super bem dessa coleção de livros, mas ainda não li nenhum.
    Como você é uma de nossas leitoras, convido para participar da nossa nova pesquisa de público e ajudar nas melhorias do blog. Conto com você!
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tou louca pra ler esse livro, acho que irei baixar em ebook!
    beijos http://carolbrasileiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah eu sou looouca pra ler essa trilogia, só de ver a capa já fico curiosa pra saber o que tem por trás haha

    Beijoos Ana Carolina
    Simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  6. Conheci a trilogia antes dela ficar famosa e me apaixonei completamente pelo primeiro, o segundo já não gostei tanto, America se mostrou tão indecisa, chata, que sei lá, deixou o livro massante. O ultimo eu realmente gostei, apesar de não terminar como eu gostaria, trouxe de volta a America cheia dos seus princípios do primeiro livro, comprei os contos, mas ainda não li. Beijos

    nandaacampoos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a ler esse livro faz um tempo mas larguei lá pela página 20 ou 30, não me lembro. Achei ele meio chatinho :( Mas gosto é gosto, né?!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha... Muito bem elaborada!

    Só me deixou mmais curiosa pra ler os outros livros da coleção... Sorte que sexta já chega o meu exemplar de "A Elite" hahaha

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Resenha perfeitaaaaaaaa! Ah, eu sou louca pra ler essa trilogia e nunca dei a chance! Agora eu sei que preciso fazer isso né?
    Beijinhos ♥
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  10. minhas amigas sao doidas por estes livros, mas eu nao li, nao me chamou muita atenção apesar de gostar muito desse genero de livro!

    Beeijos, ♥ || INSTAGRAM: @luannaandrade_

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!

- Comente o que achou sobre a postagem. Sugestões e críticas construtivas serão sempre bem recebidas.

- Peça postagens à vontade, farei de tudo para atender aos pedidos.

- Deixe o nome/LINK do seu blog (caso tenha), que eu retribuo a visita!

O Kiss of Gloss agradece. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...