1 2 3

11 julho 2014

#Resenha: Desventuras em Série + Um pouco mais sobre a série



♥ Oi pessoal!

Depois de uma longa jornada acompanhando os irmãos Baudelaire, cheguei ao fim. Hoje, quero compartilhar com vocês uma série que simplesmente marcou a minha vida.

 Muito bem escrita por Dan Handler, que usa o pseudônimo Lemony Snicket, a série conta a história das três crianças Baudelaire, cuja vida tranquila e feliz é abalada por uma terrível notícia: a casa na qual moravam foi incendiada, matando seus pais. A partir daí, os órfãos Baudelaire são enviados para a casa do parente mais próximo, um primo distante (e bota distante nisso): Conde Olaf. Se você achava que a vida das crianças não podia piorar, o Conde Olaf se revela um terrível vilão que perseguirá e fará mal às crianças de forma cruel e ilimitada. 





Composta por 13 livros, a série conquista todos que a leem  de forma encantadora. Confesso que eu viajava por entre as páginas, e fiquei tão viciada que lia cerca de 1 por dia! 

Uma das coisas que mais me impressionou foi o jeito diferente de escrita que o autor usa. Sério, dentre tantos livros que li, nunca encontrei uma saga tão excêntricaestranha e irônica como essa! Apesar de não conter magia e seus afins, a série é repleta de acontecimentos absurdos. Lemony Snicket tem um jeito único de escrever! Ele narra uma história triste e assustadora, de um ponto de vista peculiar, usando um jeito sarcástico, cômico e divertido que impressiona, deixando você de boca aberta. Tinha horas que eu não conseguia parar de rir!

Mas uma coisa é séria: me indigna bastante o fato dessa série ter ficado um tanto esquecida com o tempo. A maioria das pessoas, eu percebi, nem ao menos ouviram falar dos livros, nem mesmo os leitores mais ávidos. O filme, no entanto, é bastante conhecido, porém é baseado apenas nos três primeiros livros da série (e deixa um gostinho de quero mais!).



Além disso, tem mais uma coisa que conta positivamente para a saga: a aparência
Sim, eu sei, não devemos julgar um livro pela capa. Mas se pudéssemos, com certeza esse estaria na minha lista. As capas são lindas! 
A edição estrangeira samba e requebra encima da brasileira (como quase sempre acontece), mas até as do Brasil são altamente charmosas. Elas têm lombada colorida e são brochura, quase durinhas (a versão estrangeira é capa dura). 
Os livros têm um tamanho bem pequeno comparado aos livros tradicionais, são os bebês da minha estante. Nesse vídeo, podemos ver melhor.



Por dentro, as páginas são acompanhadas de algumas ilustrações belissímas de Brett Helquist, geralmente no início dos capítulos.

Falando em capítulos, outra coisa interessante: todos os livros, sem exceção, tem 13 capítulos. Aliás, quase tudo que envolve DeS tem o número treze, já que esse é o número do azar (algo bastante comum na vida dos personagens principais).



#Foi a série que mais aprendi.
Durante as páginas, o autor costuma explicar o significado de expressões, ditados e palavras, coisas que parecem bobas a princípio, mas que, acreditem ou não, foram-me bastante úteis (ganhei uma gincana de inglês por causa do livro 1, 3 e 7, acredita? Huehue').

É uma série que te transporta para um mundo paralelo, para junto dos Baudelaire. Sentimos apreensão nos momentos mais desesperadores e desfrutamos dos raros momentos agradáveis pelos quais os Baudelaire tiveram sorte de encontrar.

"A infelicidade segue seus passos como se eles fossem imãs que atraíssem desgraças".

É, sem dúvidas, uma história que empolganterepleta de mistérios e única, e está redondamente enganado quem acha que a série só gira em torno das mudanças de casa de tutores para casa de tutores. A história cresce num ritmo interessante e te prende até a última página da trama. A narrativa é diferente de tudo o que você já leu.

"A morte de um ente querido é uma coisa estranha. É como subir a escada para o seu quarto no escuro, e achar que tem mais um degrau…quando não tem.
O seu pé afunda no ar, e acontece um grande momento de grande susto".


Pesquisando, notei um fato interessante: o autor usou usou um jogo de palavras nos títulos dos livros, brincando com as iniciais. Isso acontece em todos os livros (com exceção do último, The End) na versão em inglês, mas apenas alguns foram traduzidos assim.

Ex.: 

  • The Grim Grotto (A Gruta Gorgônea);
  • The Ersatz Elevator (O Elevador Ersatz);
  • The Hostile Hospital (O Hospital Hostil);
  • The Penultimate Peril (O Penúltimo Perigo).
O terrível vilão, Conde Olaf, é interpretado divamente por Jim Carrey.

Eu poderia passar horas aqui. Eu poderia escrever um livro sobre o quanto eu amei e admirei essa saga, mas não quero cansar vocês! Além disso, não suporto falar tanto a ponto de sair distribuindo spoilers. 
Mas eu realmente indico essa série, super recomendo para todos: adultos, crianças, idosos, animais etc. É uma história que merece ser lida, merece ser conhecida por todos.

Me apaixonei tanto que pesquisei mais sobre os outros livros do autor. Descobri uma nova série, a tetralogia Só Perguntas Erradas (já tenho os dois primeiros volumes, o terceiro lança em setembro) e já fiz um pedido da Autobiografia Não Autorizada do autor. 
A maioria dos outros livros do Lemony cita Desventuras em Série. Eventualmente, conta fatos da vida dos  jovens Baudelaire e até revela coisas que não são citadas na própria série o.O


O box é tão lindo que vale a pena comprar completo, mesmo que custe uma graninha extra (mas custa menos que comprar separado). 
Alguns links de onde comprar pela internet (sites confiáveis!):


Espero que tenham gostado da resenha! Ficou bem grande, hein? Mas admito, pessoal, valeu a pena ralar os dedos no teclado! Rs.


5 comentários:

  1. Amei a resenha!
    Só li os 4 primeiros livros e gostei muito. Mas como eu estava lendo em pdf, fiquei com preguiça de ler os outros. rsrs
    Mas vou ver se compro a versão impressa e volto a ler.
    Beiijos
    www.llaranjas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uau, estou apaixonada pela sua coleção de livros, eu já ouvi falar dessa série mas ainda não li.
    Parabéns pela sua resenha, muito boa, ameiii as capas dos livros, sou fã de livro com capa bonita ♥
    beijos, estou seguindo

    semtempestade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha, não conhecia a série :D

    conclusoesnoturnas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler essa série.
    Também acho que deveriam ter feito uma continuação para o filme, que por sinal é ótimo e deixou saudades.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que bom que vi esse post. Não tinha ouvido falar de jeito nenhum, nem dos filmes. E olhe que sou muito ligada nas duas coisas. Vou dar uma olhada quando for na Saraiva! :)

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!

- Comente o que achou sobre a postagem. Sugestões e críticas construtivas serão sempre bem recebidas.

- Peça postagens à vontade, farei de tudo para atender aos pedidos.

- Deixe o nome/LINK do seu blog (caso tenha), que eu retribuo a visita!

O Kiss of Gloss agradece. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...