1 2 3

17 março 2015

Resenha | Eleanor & Park + IG do blog



Oi, gente!

Hoje resolvi postar mais uma das resenhas atrasadas que prometi! O escolhido de hoje é Eleanor & Park, um livro lindo e que veio a se tornar um dos meus favoritos. 
Eu adquiri ele numa Black Night que teve no ano passado, junto com o livro anteriormente resenhado (veja aqui). 

Vem comigo!




SINOPSE

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.



Ambos têm uma primeira impressão equivocada um do outro. 
Pelo ponto de vista de Eleanor, Park é um mestiço indiferente e que foge das atenções. Para Park, Eleanor trata-se uma ruiva esquisitona, que clama por atenção com sua gigante cabeleira vermelha e roupas de retalhos excêntricos. Com certa relutância inicial, os dois vão se aproximando a acabam por descobrir que ambos valem muito mais que a aparência.

O grande empecilho é a conturbada família de Eleanor. 
Park não tem do que reclamar, visto que tem uma família ideal. Eleanor, ao contrário, tem motivos de sobra: um padrasto violento que já havia a expulsado de casa, uma mãe submissa, falta de espaço, vários irmãos e problemas financeiros e alimentares. Sem contar a implicância dos alunos da escola, que a humilham por ser tão exótica e fora dos padrões.











Mesmo com todo o romance e doçura, o livro carrega alta dose de drama, tratando de assuntos fortes e polêmicos, como os padrões estéticos impostos pela sociedade, bullying, homofobia e violência doméstica. Basicamente, há um equilíbrio de gêneros, alternando entre o drama e o romance.

Outra coisa que gostei na obra foi o fato de Rainbow não ter se forçado a criar personagens perfeitos. As páginas claramente nos mostram como ambos têm diversos defeitos, tanto de aparência como de personalidade, o que torna a história toda mais real. 

Uma coisa que me irritou bastante no começo foi perceber que Park, assim como os demais alunos, julgava Eleanor. Ok. Sem eufemismos. Ele realmente tinha preconceito com a garota. 
Depois minha ficha caiu. Isso contribuiu para dar mais ênfase ao que eu disse anteriormente: tornou a história mais real.
A autora não usou o clichê de sempre, completamente irreal, que se aplica aos mocinhos que se apaixonam imediatamente, indiferente às aparências. 
Eleanor e Park são assim. Eles se descobrem aos poucos. Ambos descobrem o amor. Se tornam o conforto um do outro. Enfrentam juntos os obstáculos. 




Eleanor & Park é um livro que conquista e parte corações, tudo ao mesmo tempo. Rainbow Rowell conseguiu encaixar todas as emoções em um único livro, explorando as áreas mais profundas do nosso coração. Se vicia? Muito. Eu não conseguia mais largar, não sosseguei enquanto não cheguei à última página. 



Ei! Você aí! Já tá sabendo que Eleanor & Park vai virar filme? 
Calma. Você não leu errado. A DreamWorks realmente comprou os direitos do livro e as gravações estão previstas para esse ano. 
E adivinha quem vai escrever o roteiro? Rainbow Rowell! Depois dessa, já podemos acreditar em uma adaptação fiel, certo?

Pessoal, finalmente criei o Instagram do blog! Ainda é novinho, mas já estou começando a postar várias coisas para agradar os leitores. Não deixe de dar uma passadinha e seguir! Assim você fica sempre conectado ao que acontece por aqui :)  @blogkissofgloss



7 comentários:

  1. GENTE, VAI VIRAR FILME? TO AQUI SURTANDO, SOS! Essa história é muito amor, e que maravilha que a Rainbow que vai escrever o roteiro, nossa, preciso agooooora!

    Beijos,
    www.girlfromoz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SURTEI TAMBÉM! Estou muuuito ansiosa! Já pensou se todos os livros que amo viram filme? Hahhahaha

      Excluir
  2. Olha esse foi o primeiro livro da autora que li e sinceramente tenho que confessar que achei a história muito fofa. Simples e de uma maneira muito apaixonante sabe? Mas eu achei que o desfecho foi meio assim estranho, porque esperava mais sabe? Mas mesmo assim é um livro que todos deveriam ler, porque ele é muito bom.
    Espero agora conhecer as outras obras da autora que já estão na minha estante =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-segredo-de-water-castle.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é linda mesmo, e flui muito naturalmente. Parece tão real. Mas eu também me decepcionei com o final. Mas a autora já confirmou uma continuação! Ainda bem <3

      Excluir
  3. Oi Alícia!! Eu vejo muita gente falar nesse livro e me despertou vontade de ler. Assim q eu puder quero fazer essa leitura. Achei sua resenha ótima e as fotografias para ilustrar perfeitas. Adorei também seu blog. Já sigo e voltarei mais vezes. Parabéns!

    Bjão
    Diego França, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro encalhou comigo
    não consegui terminar de ler
    dei um tempo nele, já li três livros e nada :/
    simplesmente não rolou

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ SORTEIO box Nicholas Sparks

    ResponderExcluir
  5. Ola! Tudo bem?
    Achei o seu blog en Instagram.
    Esse livro parece interesante e tenho vontade de le-lo.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos e boas leituras. :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)!

- Comente o que achou sobre a postagem. Sugestões e críticas construtivas serão sempre bem recebidas.

- Peça postagens à vontade, farei de tudo para atender aos pedidos.

- Deixe o nome/LINK do seu blog (caso tenha), que eu retribuo a visita!

O Kiss of Gloss agradece. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...